TODO CUIDADO E RESPEITO COM A VIDA NO CAMPO

Melhor para todos
O bom manejo de bezerros melhora o bem-estar dos animais e eficiência do trabalho, oferecendo:
• Desmame precoce;
• Melhor desenvolvimento e ganho de peso dos animais;
• Menos doenças;
• Menores chances de óbito.

Primeiros Cuidados

Sempre que possível, acompanhe o parto dos animais, ajudando quando necessário. Fique atento se o bezerro realizou a primeira mamada nas 3 primeiras horas de vida. Caso não tenha certeza, verifique os seguintes sinais:

contenção
Depois de pelo menos 6 horas do nascimento, separe o bezerro da mãe para a cura do umbigo e identificação. Para contê-lo, aproxime-se dele calmamente e siga as instruções:

Passo 1
Segure o bezerro pela virilha e por baixo do pescoço. Use sua perna direita ou esquerda e projete o bezerro para frente para desequilibrá-lo.

Passo 2
Apoie o corpo do bezerro na sua perna projetada e faça com que ele escorregue até o chão. Sem quedas e sem pancadas.

Passo 3
Com cuidado, coloque o bezerro deitado no chão e segure-o firme. Jamais apoie o peso do seu corpo sobre ele.

cura do umbigo
A cura com Umbicura pode ser feita de duas maneiras: esguichando o produto dentro do umbigo ou imergindo o umbigo na solução.

1. Aplicação dentro do umbigo
Com as mãos limpas e o bezerro deitado de lado, jorre uma quantidade generosa de Umbicura por dentro do umbigo. Use sua mão livre para movimentar o umbigo e aumentar sua abertura enquanto aplica. Se tiver dificuldades, peça ajuda.

2. Imersão na solução
Com as mãos limpas, coloque Umbicura em um recipiente que consiga imergir todo umbigo.
Deixe agir por pouco mais de 30 segundos. É recomendado trocar a solução após uso em 5 bezerros ou a cada 2 dias, o que vier primeiro.
Recomenda-se cortar o umbigo apenas quando for muito comprido ao ponto de encostar no chão. Nesses casos, use uma tesoura limpa e desinfetada com Umbicura e corte o umbigo, deixando-o com cerca de 10 cm de comprimento (5 dedos).
Em casos específicos, como os de bezerros muito fracos ou com umbigo inflamado é recomendado auxílio do veterinário responsável.
Referências:
-
Boas práticas de manejo, bezerros leiteiros / Mateus José Rodrigues Paranhos da Costa, Lívia Carolina Magalhães Silva. - Jaboticabal : Funep, 2011. Revisado em 2014.
-
Boas Práticas de Manejo, Bezerros ao Nascimento / Mateus J. R. Paranhos da Costa, Anita Schmidek, Luciandra Macedo de Toledo. - Jaboticabal : Funep, 2006. Revisado em 2014.
-
CalfCare.ca. 2019. Preventing Navel Infections of Newborn Calves, http://159.89.120.83/calf-news/preventing-navel-infections-in-newborn-calves/ (Acessado em 20/09/2020)
